Napoleon Series Archive 2006

Re: Biography of Nicholas Trant?

19-0143
NICOLAU TRANT
Brigadeiro (?-1825)
Oficial de origem britânica alistado no
Exército Português durante a Guerra Peninsular, faleceu no Brasil no ano de 1825. Antes vir para Portugal, participou nas campanhas de França, em 1792, da Flandres e do Egipto.
Era Tenente-Coronel do Exército Britânico, quando foi alistado no Exército Português, sendo promovido a Coronel em 3 de Abril de 1809 e a Brigadeiro de Infantaria em 8 de Maio de 1811. Comandou as forças que acompanharam Wellingtom, de Lavos para o Sul de Portugal. Em 1810, ainda com a patente de Coronel, comandou 3.000 Milicianos, que foram enviados para defender os desfiladeiros que vão de Moimenta da Beira até à Régua, sendo mais tarde encarregado de vigiar o caminho de Boialvo a Mortágua, e juntando as suas forças com as do General Spencer, envia¬das para a Mealhada, acabando por ser-lhe confiada a defesa da passagem do Sardão para o Buçaco.
Seguindo à distância o exercito de Massena, quando este abandonou Coimbra, atacou a
cidade e as forças francesas ali estacionadas foram obrigadas a abandonar a cida¬de. Em Abril de 1811, foi encarregado, em conjunto com o Coronel Wilson, de cortar as comunicações da praça de Almeida com a de Ciudad Rodrigo. Exerceu ainda fun¬ções como Governador de Coimbra e de Governador das Armas do Porto em 1814. Reformou-se a 20 de Julho de 1818.

in

COSTA, António José Pereira da , coord., Os Generais do Exército Português (II, tomo 1 e 2 ). Das Invasões Francesas à queda da Monarquia, Lisboa, Biblioteca do Exército, 2005

Messages In This Thread

Biography of Nicholas Trant?
Re: Biography of Nicholas Trant?
Re: Biography of Nicholas Trant?
Rough translation
Trant's position at Bussaco
Re: Biography of Nicholas Trant?
Portuguese History
Re: Portuguese History
Bussaco
Re: Biography of Nicholas Trant?